Antigamente, as padarias tinham foco exclusivo em vender pão e leite. A produção de pães era demorada e não havia tempo para se dedicar a novos produtos. Com a evolução da tecnologia, novos equipamentos surgiram, assim como receitas que trouxeram mais variedade ao cardápio.
Assim, as padarias se tornaram um espaço que ia muito além da panificação, que apesar de ser o carro-chefe desse tipo de empreendimento, também abriu oportunidades para expandir a criatividade e a oferta. É comum encontrar por aí aquelas que vendem também pizzas, refeições completas de almoço e outros produtos de qualidade.
Afinal, para se destacar e atrair clientes, é essencial oferecer algo único e memorável. É aí que você pode considerar investir em gelato, uma adição irresistível que pode transformar completamente a experiência dos clientes em sua padaria.
Você tem interesse em experimentar essa novidade? Continue a leitura para descobrir 6 razões para prosseguir com a ideia e aproveite para entender melhor a importância do gelato dentro da padaria!
1. Diferenciação no mercado ao investir em gelato
Com a crescente demanda por opções de sobremesas diferenciadas, oferecer gelato ou sorvete artesanal na padaria pode ser a chave para se destacar da concorrência. Enquanto muitas panificadoras ou confeitarias se limitam a oferecer os mesmos produtos tradicionais, a inclusão do gelato na padaria cria um ponto de diferenciação único que atrai a atenção dos clientes em potencial.
2. Aumento da satisfação do cliente
Como vender gelato em padaria? Não se preocupe, porque esse é um produto de excelente saída! A qualidade e a variedade do gelato têm um impacto significativo na satisfação do cliente, então para garantir esse resultado, tenha uma produção de qualidade.
Exemplo disso é o Victor Soares, administrador de 7 padarias, onde 4 delas possuem diversos sabores de gelato e sorbet, incluindo a padaria Monte Rei. Victor utiliza equipamentos da Carpigiani e teve um aumento considerável em vendas: os clientes consomem produtos produzidos de maneira impecável, ficam mais satisfeitos e voltam sempre.
3. Potencial de lucratividade com custo mais baixo
Investir em gelato também é uma jogada inteligente do ponto de vista financeiro. Por ter um uma produção a custo mais baixo, a margem de lucro do gelato costuma ser significativamente maior do que a de outras sobremesas, fazendo dele uma opção lucrativa para os negócios.
Ter uma máquina em seu espaço para produzir esse produto, por exemplo, pode ter uma margem de lucro superior a 100%. Além disso, a inclusão do gelato no menu pode atrair um novo público e aumentar o ticket médio dos clientes.
4. Versatilidade do produto para diversas receitas e sabores
Outra vantagem da inclusão do gelato na padaria é a sua versatilidade. Ele pode ser incorporado de diversas formas no menu da sua panificadora ou confeitaria, desde opções clássicas, como casquinhas e copos, até sobremesas elaboradas, como milkshakes, sundaes e tortas geladas. Além do sorbet à base de água, que pode ser feito com frutas da região, para aproveitar a sazonalidade de ingredientes e oferecer sabores bem brasileiros.
Sem dizer que a variedade de sabores e combinações permite que você crie um menu diversificado que atenda aos diferentes gostos e preferências dos clientes. É válido observar que, hoje em dia, as padarias não focam somente em panificações, mas também em refeições como almoço, pizzas, lanches e muito mais. Sendo assim, por que não em gelatos como sobremesa?
5. Apelo sazonal e durante todo o ano
Embora seja verdade que o gelato é especialmente popular durante os meses quentes de verão, seu apelo vai muito além da temporada de calor. Por exemplo, com uma consultoria de gelato artesanal, você pode aprender a criar sabores sazonais que se ajustam às diferentes estações do ano, para manter o interesse dos clientes durante todo o ano.
6. Possibilidades variadas de negócio
Mais um ponto positivo de investir em gelato para transformar sua padaria são as várias possibilidades de negócio. Você pode manter uma gelateria com padaria, atuar com uma consultoria de gelato artesanal, investir em uma franquia padaria com gelato, e muito mais. Veja algumas dicas sobre isso!
Como montar gelateria com padaria?
Se você quer saber como montar gelateria com padaria, precisa ter em mente que alguns passos devem ser seguidos. Primeiro, é fundamental ter um plano de negócios que inclua: análise de mercado, projeções financeiras, estratégias de marketing e operações. Isso ajudará a visualizar a viabilidade do seu empreendimento e a planejar o crescimento futuro.
Também é importante desenvolva um menu variado de gelados e produtos de padaria que atenda às preferências dos clientes locais. Certifique-se de oferecer opções para diferentes dietas e restrições alimentares, como sorvetes sem lactose ou sem açúcar, além de pães e doces tradicionais.
Encontre fornecedores confiáveis para ingredientes de alta qualidade para seus gelados e produtos de padaria. Adquira os equipamentos necessários, como máquinas de fazer gelados, freezers, fornos, batedeiras e outros utensílios de cozinha. E, por fim, treine bem sua equipe para prestar um atendimento impecável. Assim, você pode começar a atuar sem problemas e tirar máximo proveito do investimento em gelato.
O que fazer se o espaço da padaria não for muito grande?
Não se preocupe! A Carpigiani tem a solução. Hoje, contamos com um projeto de 4m², com os equipamentos necessários para a produção de gelato e também uma vitrine expositora para que os clientes conheçam de imediato os sabores e receitas que você oferece.
Essa estrutura compacta se encaixa bem em qualquer ponto estratégico da padaria e permite a produção tanto de gelato quanto de sorbet. Sendo assim, é uma opção versátil, com um ótimo custo-benefício e que permite a inclusão de sobremesas únicas com um investimento que cabe em seu bolso.
Ah, e vale ressaltar outra questão importante: o projeto não é válido apenas para padarias. Você pode implementá-lo em vários outros tipos de empreendimentos gastronômicos, como restaurantes, confeitarias, docerias, lanchonetes e muito mais!
Como aproveitar uma consultoria de gelato artesanal?
Para aproveitar ao máximo uma consultoria de gelato artesanal, é essencial colaborar estreitamente com o consultor para compreender completamente os aspectos técnicos e criativos da produção de gelato. Isso envolve aprender sobre seleção de ingredientes de alta qualidade, técnicas de fabricação adequadas e a arte de criar sabores únicos e atraentes.
Para completar, é crucial implementar as recomendações e práticas sugeridas pelo consultor de forma consistente, garantindo assim a qualidade e consistência do produto final. Ao aproveitar ao máximo o conhecimento e a orientação do consultor, é possível aprimorar a oferta de gelato artesanal, conquistar clientes e alcançar o sucesso no mercado.
Sabe o que mais pode contribuir para que você tenha um negócio lucrativo? Participar de eventos específicos da área, como é o caso da FIPAN 2024, na qual a Carpigiani marca presença para mostrar todas as possibilidades do gelato. Saiba mais!
O que é a FIPAN 2024?
A FIPAN 2024 é um evento desenvolvido pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo (SAMPAPÃO). É reconhecida como uma das principais e maiores feiras de confeitaria e panificação de toda a América Latina.
Seu principal objetivo é reunir profissionais e empresas do setor de Food Service no Brasil. Entre as atividades promovida durante os dias de evento, estão congressos, demonstrações de produtos e aulas práticas. Assim, os participantes podem criar novas conexões e estabelecer parcerias de sucesso.
Quando vai ser a FIPAN 2024?
Mas, afinal, quando vai ser a FIPAN 2024? Bem, o evento acontece de 23 a 26 de julho, então ainda há tempo para que você possa se organizar para marca presença. Lá, a Carpigiani participa com a Arena do Gelato FIPAN, e vale a pena sua visita!
Quem pode ir na FIPAN 2024?
E quem pode ir na FIPAN 2024? Bem, qualquer pessoa que empreenda ou atue no ramo de panificação e confeitaria, ou que queira aprender mais sobre o setor, pode participar da FIPAN 2024. A cada edição, o evento recebe cerca de 58.000 visitantes.
São 3 pavilhões para mais de 800 marcas expositoras, então há muito o que conhecer explorar por lá. Além disso, há palestras e painéis com estudos de caso e análises de tendência para que você entenda mais sobre o mercado, produtos, serviços e oportunidades. E assim, se preparar para possíveis desafios!
Como chegar na FIPAN 2024?
Por fim, como chegar na FIPAN 2024? O evento acontece na Expo Center Norte, localizada na Rua José Bernardo Pinto, 333, em Vila Guilherme, São Paulo, capital. No site do evento você pode consultar o mapa para escolher o melhor trajeto ou contatar uma agência de viagens caso seja de outro estado.
Então, é isso. Agora você já sabe bastante sobre a importância do gelato dentro da padaria! Ainda vale a pena ainda ressaltar que o ano de 2023 foi o mais quente do Brasil, e por isso o consumo de sorvete subiu 15%, totalizando 438 milhões de litros. As perspectivas para 2024 continuam positivas, então investir em gelato em seu negócio certamente é uma forma inteligente de lucrar mais e em qualquer estação.
Quer se inspirar ainda mais para incluir o gelato dentro da sua padaria? Então, veja nosso calendário 2024 e confira a programação de eventos que você pode participar!